Monday, February 15, 2010

274) Shanghai Expo 2010: voluntarios estrangeiros

Expo Mundial faz Shanghai mais bonita, limpa e organizada
Entrevista com chefe do grupo de voluntários estrangeiros da Expo de Shanghai, Noyan Rona
China Radio Internacional, Portugues, 11/02/2010

Caro ouvinte, a Expo Mundial de Shanghai 2010 começa no dia 1º de maio. Muitos voluntários chineses e estrangeiros ainda trabalham incansavelmente para que tudo esteja pronto no dia da inauguração do evento. No programa "Panorama da Expo de Shanghai" de hoje quero contar a história de um desses voluntários: o turco Noyan Rona.

Noyan Rona é coordenador geral do escritório de um banco turco em Shanghai e também chefe do grupo de voluntários estrangeiros da Expo. Ele vive em Shanghai há 20 anos. O nome dele pode ser desconhecido para você ouvinte, mas em Shanghai Noyan Rona é muito famoso por seu entusiasmo e envolvimento em atividades assistenciais. O turco soube da Expo de Shanghai antes mesmo do grande público, quando há 10 anos teve a primeira ligação com o evento.

"Ainda em 2000, quando Shanghai candidatou-se à sede da Expo Mundial, assumi alguns trabalhos. Uma parte do filme institucional do comitê de Shanghai foi gravada em minha casa. Por isso, posso dizer que sou uma das pessoas que participam da Expo de Shanghai desde seu início. Além disso, tenho acompanhado os preparativos para a solenidade. Quando soube que a candidatura de Shanghai tinha sido a vencedora fiquei muito contente e orgulhoso."

Noyan Rona é detentor de muitas títulos especiais: Cidadão Estrangeiro Honorário de Shanghai, membro do Grupo de Procura pela Civilidade de Shanghai, professor catedrático honorário da Universidade do Noroeste, entre outros. Como se não bastassem tantos compromissos, recentemente ele aceitou ser chefe do grupo de voluntários estrangeiros da Expo Mundial de Shanghai. Noyan entende que essa é uma missão muito importante, pois vai refletir ao mundo a imagem de Shanghai e de toda a China. Nos Jogos Olímpicos de Beijing, o sorriso dos voluntários deixaram uma bela e eterna impressão nas pessoas. Para Noyan, o serviço voluntário da Expo de Shanghai será ainda mais difícil do que o das Olimpíadas. Daí a necessidade de uma formação mais sistemática aos voluntários. Ele disse:

"Os dois eventos têm sistemas diferentes. As Olimpíadas duram apenas 15 dias, mas a Expo Mundial, 6 meses. Por isso é fundamental mais empenho dos voluntários. Vamos concentrar esforços em muitas áreas. Creio que o serviço voluntário da Expo de Shanghai vai superar o dos Jogos Olímpicos de Beijing."

Sendo Noyan especialista na área financeira e econômica, sob seu ponto de vista a Expo de Shanghai pode exercer um importante papel de estímulo à economia mundial e combate à crise financeira. Ele explicou:

"É importante que a Expo seja realizada na China, que na visão de especialistas será o primeiro país a superar a crise econômica. Se fosse realizada em outro lugar, talvez não exercesse a mesma influência no aumento da confiança na luta contra a crise. Mas, quase todo o mundo acredita que a China vai vencer esse momento primeiro. Assim, o evento econômico sediado pela China trará, sem dúvidas, esperança e confiança a todo o povo."

De acordo com Noyan, a Expo de Shanghai não servirá apenas às atividades comerciais, mas como plataforma ao intercâmbio turístico e cultural. Durante o evento, os olhos do mundo estarão sobre Shanghai. Algumas mudanças, segundo ele já podem ser sentidas no cotidiano da cidade:

"A cidade está acelerando a construção de infra-estrutura, que inclui estradas, pontes, manutenção de cruzamentos, passarelas de pedestres, passagens subterrâneas, etc. Todas as obras estão em bom andamento. Espero que Shanghai fique mais bonita, mais limpa e organizada após a Expo Mundial."

Paralelamente às transformações na construção civil, Noyan notou também o aumento do nível de cidadania da população. O governo municipal já distribuiu o Guia da Expo Mundial de Shanghai a 100 mil famílias da cidade. Nele, é possível encontrar detalhes sobre as seguintes questões: o que é a Expo Mundial; o que cada pessoa deve fazer individualmente para acolher o evento; como Shanghai deve se mostrar aos visitantes; como manter a cidade limpa; como criar relações harmoniosas entre pessoas. O objetivo é estimular os cidadãos a contribuir ativamente com a construção de uma vida urbana mais bonita, aperfeiçoando seus gestos, palavras e condutas.

"Agora, devemos fortalecer os aspectos humanos que envolvem a cultura e a vida social. É relativamente fácil o governo municipal aperfeiçoar a infra-estrutura da cidade, mas para uma vida urbana agradável é fundamental a participação de todos os habitantes. Somente assim, as pessoas podem viver num ambiente limpo, cheio de respeito, amor e ajuda mútua."

No comments:

Post a Comment

Comments are useful, provided that they refer exactly to the subject of the post, and present some relevant argument.
Comentários são bem-vindos, desde que relativos ao tema do post e apresentando argumentos substantivos.