Saturday, February 6, 2010

250) China vs Avatar (and WTO)

James Cameron pede abertura de mercado para o cinema na China
Diretor está lançando seu novo filme ‘Avatar’ no país.
OMC aprovou moção dizendo que China ‘obstrui livre comércio’.
Associated Press
Folha de S.Paulo, 2/02/2010

O diretor hollywoodiano James Cameron pediu que a China abrisse as portas aos filmes estrangeiros, argumentando que a medida ajudaria a indústria cinematográfica local depois que a OMC denunciou o país por restringir ilegalmente a importação de filmes e outras mídias.

Em Beijing para promover sua ficção científica em 3D “Avatar”, Cameron disse nesta quarta-feira (23) que a incrível crescimento econômico da China significa que o país não precisa mais de medidas para proteger sua indústria cinematográfica.

“A economia chinesa se expande muito rapidamente. E eu acho que agora ela não precisa se proteger tanto”, disse Cameron, diretor de sucessos como “Exterminador do futuro 2” e “Titanic”, em uma coletiva de imprensa. “Os cineastas chineses são muito fortes e altamente respeitados”.

Proteção


O governo chinês protege os filmes locais limitando o número de filmes importados em acordos de divisão de lucros em 20 títulos por ano, uma cota que limita os blockbusters de Hollywood a lançar 20 longas por ano no país.

Essa é uma das restrições que mais incomoda as nações ocidentais, que dizem que o crescimento acelerado da China como potência comercial é em parte ajudado por suas políticas protecionistas, que aumentam a venda de bens chineses no exterior enquanto limitam as importações no seu próprio mercado.

“Eu acho que, ao abrir as portas da China para outros cineastas, o país vai alavancar toda a sua própria indústria cinematográfica”, disse Cameron. “As pessoas vão se animar, teremos mais cadeiras, mais cinemas, mais empolgação com a experiência de se frequentar os cinemas, que também vai aumentar a possibilidade dos cineastas chineses de exibirem seus filmes”.

No comments:

Post a Comment

Comments are useful, provided that they refer exactly to the subject of the post, and present some relevant argument.
Comentários são bem-vindos, desde que relativos ao tema do post e apresentando argumentos substantivos.