Wednesday, February 10, 2010

263) China e Tibete: dialogo com Dalai Lama

Tibete: Dalai Lama tenta retomar diálogo com China
Opinião e Notícia, 27/01/2010

Após 15 meses de silêncio, o governo chinês deve retomar diálogo com representantes do líder tibetano, o Dalai Lama. Não foi esclarecida a razão para a China ter decidido receber representantes, mas analistas acreditam que provavelmente se trata de uma reação ao primeiro encontro do presidente Barack Obama com o Dalai Lama, que acontecerá em breve.

Autoridades chinesas acreditam que, retomando o diálogo, podem diminuir a importância da reunião do Dalai Lama com Obama. Em janeiro foram realizadas duas reuniões para discutir o Tibete. O presidente chinês pediu que a renda dos tibetanos seja elevada à média nacional até 2020.

As conversas foram paralisadas em 2008 porque o governo chinês se recusou a discutir a proposta do líder do Tibete para unificar a administração das regiões chinesas habitadas por tibetanos. A China viu a proposta do Dalai Lama como uma tentativa disfarçada de conseguir independência para o Tibete. O líder negou a acusação e afirma que só deseja conseguir mais liberdade cultural e religiosa para seu povo.

Em nossa opinião…

A milenar cultura do Tibete é única na sua riqueza e tradição. A China, desde o exílio do Dalai Lama há 50 anos, vem sistematicamente destruindo essa cultura fechando templos, perseguindo religiosos, forçando a migração em massa para o Tibete de chineses e abrindo o país até então isolado do mundo com aeroportos e ferrovias moderníssimos. O Dalai Lama luta tenazmente há cinco décadas para tentar obter alguma espécie de autonomia para seu país, como demonstra mais uma vez tentando negociar com a China, mas é muito pouco provável que consiga alguma coisa. E quando ele morrer é provável que a China simplesmente extinga o seu cargo ou imponha um títere escolhido por ela. Será o final de uma história de quase 2 mil anos.

No comments:

Post a Comment

Comments are useful, provided that they refer exactly to the subject of the post, and present some relevant argument.
Comentários são bem-vindos, desde que relativos ao tema do post e apresentando argumentos substantivos.