Friday, January 29, 2010

216) Cooperacao Brasil-China em satelites

Chineses e brasileiros revisam projeto do satélite Cbers
Assessoria de Comunicação do Inpe, 28.01.2010

Equipe da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (Cast, na sigla em inglês) está no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP)
Especialistas dos dois países estão reunidas para a Revisão Crítica do Projeto (CDR) dos satélites Cbers-3 e 4. As atividades serão realizadas nos dias 2 e 3 de fevereiro, na semana que vem.

O Inpe é o responsável no Brasil pelo Programa Cbers (sigla para China-Brazil Earth Resources Satellite; em português, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), parceria iniciada com a China em 1988 e que garantiu a ambos os países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra.

Segunda geração de satélites desenvolvidos pela parceria sino-brasileira, os Cbers-3 e 4 representam uma evolução dos satélites Cbers-1, 2 e 2B, este último lançado em setembro de 2007.

O Programa Cbers possui quatro principais segmentos, denominados Segmento Espacial - Satélite, Segmento de Controle, Segmento de Aplicações e Segmento do Veículo Lançador. A CDR tratará do primeiro, que consiste no satélite propriamente dito e suas interfaces com os outros Segmentos.

O objetivo da CDR é verificar se o projeto cumpre com os requisitos estabelecidos para o satélite e seus subsistemas, com as devidas margens de projeto, para atestar que a alternativa escolhida pelos engenheiros é correta. É também objetivo da CDR verificar as interfaces do satélite com os demais segmentos.

Modelos
Para chegar a esta etapa do projeto foram projetados, construídos e testados quatro modelos de satélites: Modelo Radioelétrico (RM); Modelo Estrutural (SM), Modelo Térmico (TM) e Modelo Elétrico (EM). Os trabalhos dos modelos RM, SM e TM foram realizados no Inpe e o do EM na Cast, na China. Mais informações sobre o Programa Cbers no site www.cbers.inpe.br.

No comments:

Post a Comment

Comments are useful, provided that they refer exactly to the subject of the post, and present some relevant argument.
Comentários são bem-vindos, desde que relativos ao tema do post e apresentando argumentos substantivos.