Tuesday, January 26, 2010

207) Shanghai Expo e exportacoes brasileiras

Participação na Expo Xangai pode aumentar exportações brasileiras para a China
Agência Brasil
19/01/2010

A participação do Brasil na Expo Xangai 2010, que começa em maio próximo e se estenderá por seis meses, pode contribuir para a elevação das exportações nacionais para a China. A expectativa é do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho. Ele participou nesta terça-feira (19/01), no Rio de Janeiro, do anúncio da mineradora Vale como patrocinadora oficial do pavilhão brasileiro no evento, abrindo nova parceria do governo com o setor privado.As exportações do Brasil para a China cresceram 23,1% no ano passado em comparação a 2008, passando de US$ 16,4 bilhões para US$ 20,2 bilhões. “O comércio do Brasil com a China cresceu no ano passado acima de 20%. Foi um crescimento muito expressivo. E a feira, sem dúvida, vai ajudar a continuar esse crescimento”, afirmou Ramalho.

Ramalho lembrou que as exportações brasileiras caíram 24% em 2009. Com a crise financeira internacional foi registrada queda dos negócios brasileiros com os Estados Unidos e a Argentina. Menos com a China, que passou a ser a maior parceira comercial do Brasil, observou.

O secretário executivo disse que houve aumento da exportação de produtos industrializados brasileiros para a China. Ele chamou a atenção para o fato de que a China não é apenas um dos maiores países exportadores globais. “Esquecem que ela é também um dos maiores importadores do mundo”. O total importado hoje pelos chineses supera US$ 1 trilhão. Segundo Ramalho, isso abre oportunidades para todos os setores brasileiros, com destaque para produtos manufaturados e bens de consumo, além de produtos básicos liderados por minério de ferro e soja.

As vendas de produtos industrializados do Brasil para a China somaram cerca de US$ 5 bilhões no ano passado, revelando expansão de 27,3% em relação a 2008. Nos últimos quatro anos, o crescimento das exportações de produtos industrializados brasileiros para o mercado chinês foi constante, acumulando alta no período de 28,63%, de acordo com dados do MDIC. O secretário acredita que a Expo Xangai poderá contribuir para a exposição de produtos industrializados de pequenas e médias empresas brasileiras, em especial, que a Apex vai levar para o evento.

Ramalho informou que o MDIC está preparando missões comerciais este ano para o Japão, Singapura, Vietnã e Tailândia. Ele afirmou que mesmo setores que se sentem ameaçados pela concorrência chinesa, como têxtil e calçados, devem procurar ampliar a participação na China, porque apresentam matérias-primas importantes, além de design e produtos diferenciados. “O Brasil tem condições competitivas muito boas. E a China é também importadora”, ressaltou.

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Ele declarou ser difícil estimar um número. Ainda assim, disse que se o país mantiver um crescimento superior a 20% “será um resultado muito bom, principalmente porque o quadro geral do comércio internacional ainda apresenta dificuldades em algumas regiões do mundo”.

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