Tuesday, January 19, 2010

197) Imperialismo cultural: vai ter de devolver...

Cultura: Relíquias do Antigo Palácio de Verão são localizadas nos EUA
Agência Xinhua, 19/1/2010

Chen Mingjie, diretor administrativo do palácio, anunciou hoje em coletiva de imprensa que as descobertas incluem uma pintura da dinastia Song (960-1279)

Chengdu, China - Especialistas chineses descobriram nos Estados Unidos relíquias até agora desconhecidas que pertenceram ao Yuanmingyuan, ou Antigo Palácio de Verão, informaram fontes do palácio.

Chen Mingjie, diretor administrativo do palácio, anunciou hoje em coletiva de imprensa que as descobertas incluem uma pintura da dinastia Song (960-1279).

"Descobrimos um selo do Antigo Palácio de Verão na pintura, assim soubemos a sua origem", indicou Chen.
A administração do Yuanmingyuan lançou em outubro de 2009 uma busca pelas relíquias perdidas. Equipes de pesquisadores foram enviadas ao exterior para procurar e catalogar peças do acervo do Yuanmingyuan.

Chen apontou que a equipe nos Estados Unidos descobriu ainda muitos outros artefatos incluindo frascos com pinturas em miniatura, selos e vasos, entre outras peças semelhantes, obviamente pertencentes à casa imperial da dinastia Qing (1644-1911) e que provavelmente faziam parte do acervo do Antigo Palácio de Verão.

A equipe encontrou também dezenas de pinturas retratando o Antigo Palácio de Verão e outros jardins imperiais da dinastia Qing, além de muitos documentos históricos valiosos.

"A missão foi um sucesso, muito além da expectativa", revelou Chen.

A meta era verificar e documentar as relíquias roubadas do palácio, disse.

Inúmeros objetos desapareceram do Yuanmingyuan quando o palácio foi incendiado pelas Forças Aliadas Anglo-Francesas durante a Segunda Guerra do Ópio em 1860.

No comments:

Post a Comment

Comments are useful, provided that they refer exactly to the subject of the post, and present some relevant argument.
Comentários são bem-vindos, desde que relativos ao tema do post e apresentando argumentos substantivos.