Sunday, January 10, 2010

160) Shanghai Expo 2010: participacao do Brasil

Notícias velhas mas sempre merecedoras de registro...

Coletiva sobre a Exposição Universal de Xangai 2010
03/08/2009

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) convidam para a coletiva de lançamento da participação brasileira na exposição universal de Xangai (China), que começa em maio de 2010 e deve ser visitada por 70 milhões de pessoas. Participam da coletiva, dia 5 de agosto, na sede da Agência, no Setor Bancário Norte (SBN), às 14h30, o secretário executivo do MDIC, Ivan Ramalho, e o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira.

O evento é uma importante oportunidade de posicionar o Brasil em um mercado estratégico. Desde março, a China tornou-se o principal parceiro comercial do Brasil, superando os Estados Unidos. Desde 1998, as exportações brasileiras para a China cresceram mais que 18 vezes (ou 1.700%), passando de US$ 904,9 milhões para US$ 16,4 bilhões, tendência que se mantém este ano, a despeito da crise. Embora a maior parte do crescimento concentre-se em commodities, estudos da Apex-Brasil identificam grande potencial de diversificação da pauta comercial.

A Expo Xangai será um boa oportunidade para posicionar o Brasil no mercado chinês como um país moderno, que oferece produtos e serviços de alto valor agregado. A exposição começa em maio de 2010 e terá duração de seis meses. Receberá cerca de 70 milhões de visitantes, 90% oriundos da China e 10% do resto do continente asiático. Cento e noventa e um países e 48 organismos internacionais já confirmaram presença no evento.

Realizada no momento em que a população urbana do mundo deve superar a rural, a Expo Xangai terá como tema "Desenvolvimento Urbano com Qualidade de Vida". O evento servirá de plataforma para a troca e promoção de ´práticas de sucesso, idéias e tecnologias relacionadas ao desenvolvimento urbano sustentável. Serão mostrados avanços tecnológicos, políticos, artísticos e de gestão de cidades.

Além da exposição propriamente dita, a Expo promoverá seminários e debates sobre os subtemas: diversidade cultural, prosperidade econômica, inovação científica e tecnológica, reforma das comunidades urbanas e interação rural-urbana. No final do evento, será proferida a "Declaração de Xangai", uma diretriz para o desenvolvimento urbano cujo intuito é estabelecer um panorama e um plano de ação comum para os administradores urbanos do mundo.

Além do interesse estratégico no mercado chinês, a participação do Brasil foi decidida em função das contribuições que o País tem para dar ao debate. O Brasil levará à Expo experiências de construção de um novo modelo urbano baseado em políticas públicas que promovem decisões participativas e integram habitação, saneamento básico, regularização fundiária, mobilidade urbana e planejamento territorial. Portal da Transparência, urna eletrônica e Orçamento Participativo estão entre as experiências a serem apresentadas.

O tópico Energias Renováveis, de interesse dos chineses, também será explorado.
Com o tema "Cidades Pulsantes", o Pavilhão Brasileiro abrigará eventos artísticos, culturais, turísticos, discussões temáticas, eventos empresariais e de gastronomia. Também será uma boa plataforma para divulgar a Copa do Mundo de 2014.

COLETIVA
Dia 5, quarta-feira, às 14:30, na sede da Apex-Brasil, no SBN, Quadra 02 - lote 11. Ed. Apex-Brasil

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de imprensa da Apex-Brasil
(61) 3426-0202

No comments:

Post a Comment

Comments are useful, provided that they refer exactly to the subject of the post, and present some relevant argument.
Comentários são bem-vindos, desde que relativos ao tema do post e apresentando argumentos substantivos.