Saturday, March 20, 2010

357) Vale vs China: aumento de 100pc no preco do minerio

Vale negociaria reajuste de até 100%
Da Redação
O Globo, 20.03.2010

O presidente da Vale, Roger Agnelli, afirmou ontem que o preço do minério vai subir no mercado internacional devido a um crescimento na demanda que não está sendo acompanhado pela produção.

Ele disse que a companhia está negociando com os clientes e, sem revelar detalhes ou valores, deu a entender que o preço da commodity pode subir até 100%, mas ressaltou que as discussões estão sendo individuais. Segundo o vicepresidente da Associação Chinesa de Ferro e Aço (Cisa), Luo Bingsheng, a Vale pediu um aumento de 90% a 100% no preço do minério de ferro às siderúrgicas daquele país.

— Não dá para ter essa situação, uma disparidade tão grande entre o mercado à vista e o contrato de longo prazo. É uma briga para ter o contrato de longo prazo, e isso gera problemas de desvio, uma vez que o preço no mercado spot está 100% acima do preço de longo prazo — disse Agnelli.

Luo, no entanto, ressaltou que as siderúrgicas chinesas ainda estão com excesso de capacidade e produzindo muito aço. Ele traçou um panorama obscuro para as siderúrgicas chinesas em 2010. Elas precisam fixar os preços do minério de ferro com Vale, Rio Tinto e BHP Billiton, depois de terem falhado em conseguir o corte de preço acentuado que queriam no ano passado.

— Eu ainda não vi a declaração da Cisa. Mas há uma série de fatores que levam a um reajuste importante no preço do minério. Primeiro é a questão das moedas, segundo é a questão de fretes, terceiro é a questão da demanda do mercado à vista. Não faz sentido vender com desconto algo que se possa vender no mercado à vista com preço bem superior — afirmou Agnelli.

Ele afirmou que a proposta da Vale é que haja uma flutuação “trimestral ou semestral” nos preços para que os clientes tenham estabilidade para negociar com seus respectivos consumidores.

Segundo Agnelli, o aumento no preço acompanha o aumento na demanda, que, na avaliação da companhia, deve ficar alta pelo menos nos próximos três ou quatro anos.

— O aumento de produção não está acompanhando, de forma alguma, o anúncio da demanda para o minério. Então, vamos ter aumento de preço sim, assim como teve aumento de preço do carvão, assim como o preço do aço também já tem subido no mundo inteiro — afirmou o presidente da Vale.

No comments:

Post a Comment

Comments are useful, provided that they refer exactly to the subject of the post, and present some relevant argument.
Comentários são bem-vindos, desde que relativos ao tema do post e apresentando argumentos substantivos.