Saturday, October 31, 2009

65) China: ciência e tecnologia

Academia de Ciências da China se esforça para chegar ao mais alto nível mundial em análise até 2020

Entidade celebra 60º aniversário
O presidente da Academia de Ciências da China, Lu Yongxiang, anunciou nesta sexta-feira (30) em Beijing que a instituição "se esforçará para dominar questões tecnológicas relacionadas ao país e ao seu desenvolvimento em longo prazo, a fim de elevar a competitividade da tecnologia chinesa no mundo". Ele declarou que a Academia almeja se tornar o instituto de análise de nível mais avançado no mundo em 2020.
O discurso foi feito por Lu na cerimônia comemorativa do 60º aniversário da fundação da Academia de Ciências da China. Na ocasião, ele apontou que, durante os últimos 60 anos, a Academia tem registrado êxitos notáveis na área de pesquisa básica e de tecnologia de ponta, além de finalizar uma série de projetos de tecnologia de base, como computadores de alta capacidade de memória, a ferrovia Qinghai-Tibete, a nave espacial tripulada e o projeto de exploração lunar. A Academia já se tornou um grupo ativo no setor de ciência internacional.
Lu anunciou ainda que, na próxima década, a Academia vai delimitar novos pontos de crescimento científico e treinar novos talentos em alta tecnologia, a fim de elevar a capacidade tecnológica para responder as necessidades do país.

Forças científicas
O presidente chinês Hu Jintao enviou carta de congratulações parabenizando a Academia de Ciências da China pelo seu 60º aniversário.
Hu Jintao afirmou que atualmente o mundo está enfrentando uma nova onda de inovações e reformas revolucionárias, portanto deve-se dar mais atenção ao aproveitamento das forças científicas e assim permanecer na liderança.
Ele espera que a Academia de Ciências da China se esforce por mais resultados científicos e desempenhe seu papel de piloto no processo de construção do país, contribuindo para o desenvolvimento acelerado da ciência e tecnologia da China e sucesso da formação de uma sociedade modestamente confortável.
(Informações do Portal Radio Online)

No comments:

Post a Comment

Comments are useful, provided that they refer exactly to the subject of the post, and present some relevant argument.
Comentários são bem-vindos, desde que relativos ao tema do post e apresentando argumentos substantivos.