Monday, October 26, 2009

61) Paul Krugman, o protecionista...

CHINA DESVALORIZA DE FATO SUA MOEDA E ROUBA EMPREGO DOS DEMAIS PAÍSES!
Paul Krugman
O Estado de S.Paulo, 24.10.2009

1. Até por volta de 2001, ainda se podia afirmar que a posição da China no comércio internacional não era tão desequilibrada. Mas daí em diante, a manutenção de uma taxa cambial fixa para o yuan, em relação ao dólar, tornou-se cada vez mais bizarra.

2. Em primeiro lugar, o dólar foi perdendo valor, principalmente em relação ao euro, de modo que, mantendo essa taxa cambial fixa, as autoridades chinesas estão na verdade desvalorizando a sua moeda em relação à de todos os outros países. Ao mesmo tempo a produtividade das indústrias chinesas voltadas para a exportação cresceu prodigiosamente. Tal situação, combinada com a desvalorização de fato, torna os bens chineses extremamente baratos nos mercados mundiais.

3. A consequência foi um desmedido superávit comercial chinês. O yuan manteve-se desvalorizado por meio de sua venda, principalmente para a aquisição de um enorme volume de ativos estrangeiros, na maior parte em dólares, que hoje chega a 2,1 trilhões de dólares.

4. Com sua política de desvalorização da moeda, a China absorve atualmente parte dessa demanda inadequada de outras nações, prejudicando o crescimento quase em toda parte. As maiores vítimas são provavelmente os trabalhadores de outros países pobres. A verdade nua e crua é que a China está roubando o emprego de outros países.

No comments:

Post a Comment

Comments are useful, provided that they refer exactly to the subject of the post, and present some relevant argument.
Comentários são bem-vindos, desde que relativos ao tema do post e apresentando argumentos substantivos.