Sunday, April 11, 2010

396) Shanghai, por Claudia Trevisan

Abaixo reproduzo a matéria preparada pela correspondente do Estadão em Beijing, Claudia Trevisan, sobre a cidade em que estou atualmente residindo, que ela escreve corretamente na ortografia portuguesa, mas à qual eu prefiro a fórmula universal: Shanghai.

As luzes de Xanghai
Claudia Trevisan
Blog "O Tao da China"
Seção: A transformação
04.abril.2010 09:16:21

Nenhuma cidade traduz tão bem a vertiginosa ascensão chinesa das últimas três décadas do que Xangai . E nada em Xangai é mais emblemático da transformação histórica do país quanto as duas margens do rio Huangpu, que divide a paisagem entre o passado de humilhação colonial e o atual momento de emergência econômica.

A recente prosperidade é exibida em Pudong, que significa “a Leste do [Huang] Pu” e possui um cenário futurista digno de Flash Gordon ou dos Jetsons. Pudong é o centro financeiro de Xangai, onde estão a Bolsa de Valores e os bancos, nacionais e estrangeiros.

O mais impressionante é que nenhuma das construções que vocês vêem nas fotos abaixo existia até o início da década de 1990, quando a região que era basicamente agrícola foi transformada em uma Zona Econômica Especial pelo governo chinês. Pudong é um dos poucos lugares do mundo onde o skyline muda de um ano para outro, com novos edifícios que brotam do chão em tempo recorde.

Do outro lado do rio está Puxi (“a Oeste do [Huang] Pu”), que concentra os bairros antigos de Xangai e os resquícios da colonização por potências estrangeiras no fim do Século XIX e começo do XX. A margem é ocupada pelo Bund, antiga concessão inglesa onde funcionava a alfândega, o Hong Kong and Shanghai Banking Corporation (embrião do atual HSBC) e várias empresas estrangeiras. A arquitetura européia dos edifícios foi preservada e o conjunto contrasta com os arranha-céus e a profusão de luzes da outra margem.

Luzes são uma obsessão dos chineses e aparecem em profusão nas grandes cidades do país. Mas em Xangai, a iluminação parece uma parte orgânica da paisagem, exagerada e onipresente.

Aí vão as fotos, tiradas no último fim de semana:

O Bund e sua arquitetura europeia – Cláudia Trevisan/AE

Pudong, na outra margem do rio – Cláudia Trevisan/AE

Prédios de Pudong que têm telas de luzes na fachada - Cláudia Trevisan/AE

Os mesmos prédios, com outras imagens – Cláudia Trevisan/AE

A torre da TV Pérola é o prédio mais alto de Xangai, com luzes azuis na fachada - Cláudia Trevisan/AE

O Bund, visto do rio Huangpu - Cláudia Trevisan/AE

O Bund visto do rio – Cláudia Trevisan

No comments:

Post a Comment

Comments are useful, provided that they refer exactly to the subject of the post, and present some relevant argument.
Comentários são bem-vindos, desde que relativos ao tema do post e apresentando argumentos substantivos.