Sunday, September 6, 2009

26) Xinran Xue: uma escritora chinesa

Xinran Xue: Jornalista e escritora
Programa Roda Viva, da TV-Cultura de SP: 7.09.2009

Ela nasceu e foi criada na China comunista de Mao Tsé-Tung e viveu durante o período pelo qual o presidente da República Popular da China anunciava o Grande Salto para à Frente, com a política de industrialização do país e a Grande Revolução Cultural, uma ação política contra os revisionistas e a burguesia.

Depois da morte de Mao Tsé-Tung, em 1976, no começo da abertura econômica chinesa, Xinran foi para a Universidade estudar jornalismo e, nos anos 80, fez um programa de rádio onde recebia e lia cartas enviadas por ouvintes, em geral, mulheres contando seus dramas, dificuldades e tudo o que a repressão política e sexual impedia que fosse revelado a respeito do mundo feminino.

Esse trabalho permitiu que ela agrupasse conteúdo para uma série de livros sobre a realidade chinesa. Xinran Xue vive há 12 anos em Londres, na Inglaterra, onde se dedicou a escrever e a contar essas histórias.

Participam como convidados entrevistadores:
Demétrio Magnoli, sociólogo, especialista em relações internacionais e editor do Jornal Mundo, Geografia e Política Internacional; Leda, Balbino, chefe de reportagem da editoria de internacional do jornal O Estado de S.Paulo; Jacira Melo, diretora do Instituto Patrícia Galvão e Jayme Martins, jornalista, foi correspondente da mídia brasileira durante 20 anos em Pequim.

Apresentação: Heródoto Barbeiro

O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h10.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva

No comments:

Post a Comment

Comments are useful, provided that they refer exactly to the subject of the post, and present some relevant argument.
Comentários são bem-vindos, desde que relativos ao tema do post e apresentando argumentos substantivos.