Monday, May 24, 2010

Zona de livre comercio China-Japao-Coreia do Sul

Países asiáticos estudam zona de livre comércio
Da Redação - Jornal do Brasil
24 de maio de 2010

Os ministros de Comércio da Coreia do Sul, China e Japão aceitaram avançar em busca da criação de uma zona de livre comércio que envolva os três países, segundo uma declaração comum publicada ontem após uma reunião em Seul.

Segundo o texto, os três ministros confirmaram que um estudo de viabilidade sobre este bloco comercial estará pronto em dois anos.

– Reafirmamos a importância de um âmbito de investimento trilateral, que servirá para reforçar a cooperação econômica entre nossos três países – acrescenta a declaração.

O presidente sul-coreano, Lee Myung-Bak, já havia convocado a China a trabalhar em busca de um acordo de livre comércio na região. Seul e Tóquio estavam em negociações desde 2004 para realizar esse acordo.

Os ministros sul-coreano Kim Jong-Hoon, chinês Chen Deming e japonês Masayuki Naoshima, reunidos para preparar a cúpula prevista para o próximo final de semana na ilha sul-coreana de Jeju, também trataram de aproximar suas posições antes dos próximos encontros do G20.

Uma primeira cúpula do G20 está prevista para junho em Toronto, Canadá, e outra para novembro, em Seul.

A cúpula de Jeju vai ocorrer nos dias 29 e 30 de maio e reunirá o presidente sul-coreano Lee, o primeiro-ministro japonês Yukio Hatoyama, e o primeiroministro chinês Wen Jiabiao. Deve concentrar-se na na Coreia do Norte e seu programa nuclear, e no naufrágio de um navio militar da Coreia do Sul, que acusa Pyongyang de ser responsável.

Crise financeira O ministro de Finanças da China, Xie Xuren, disse que seu país e os EUA precisam ter como foco a estabilidade e a recuperação da economia, que estão sendo ameaçados pela crise de confiança na dívida soberana de países periféricos da zona do euro. “As exportações da China para os EUA são principalmente de produtos com preços médios e baixos. A vantagem industrial norte-americana reside na produção de itens de grande valor que são amplamente necessários no mercado chinês“, avaliou.

(France Presse)

No comments:

Post a Comment

Comments are useful, provided that they refer exactly to the subject of the post, and present some relevant argument.
Comentários são bem-vindos, desde que relativos ao tema do post e apresentando argumentos substantivos.