Wednesday, September 30, 2009

45) Nem tudo o que é popular é para o povo: as comemorações dos 60 anos da China comunista

China: Público é proibido de participar de comemoração ‘popular’
Opinião e Notícia, 30/09/2009

Na quinta-feira, 1º de outubro, uma grande parada, que terá mais de 200 mil participantes, 150 aviões, além da apresentação dos mais novos equipamentos militares da China, será realizada na Avenida da Paz Eterna, em Pequim, para comemorar os 60 anos da fundação da República Popular da China, em 1949.

Mas os moradores das imediações da avenida foram advertidos para não se aproximarem da parada, manterem suas janelas fechadas e se limitarem a assistir à demonstração pela televisão. Até hotéis com vista para a avenida estão proibidos ao público.

As restrições têm o objetivo de garantir que o espetáculo seja assistido apenas por um grupo seleto de poderosos oficiais do Partido Comunista da China (PCC), além de alguns convidados que representarão a população comum.

A parada militar de quinta-feira será acompanhada pela mesma “equipe de apoio meteorológico” utilizada para garantir céus limpos durante os Jogos Olímpicos em Pequim, utilizando a técnica de atirar foguetes de iodeto de prata para os ares, que causam chuvas precipitadas, o que possibilita prever um dia ensolarado no dia da comemoração. O espaço aéreo do país e as estradas centrais serão completamente fechados.

A parada contará ainda com uma equipe de um milhão de voluntários idosos que serão responsáveis por denunciar comportamentos suspeitos. O governo proibiu ainda, até 8 de outubro, dia em que o feriado pelo Dia Nacional termina, a venda de facas de cozinha e outros objetos pontiagudos em redes internacionais de supermercados como Walmart e Carrefour.

As medidas de segurança e a decisão de manter a maior parte do público de fora das comemorações é uma reação à possibilidade de que tibetanos ou representantes da minoria Uigur façam do evento alvo de ataques terroristas.

No comments:

Post a Comment

Comments are useful, provided that they refer exactly to the subject of the post, and present some relevant argument.
Comentários são bem-vindos, desde que relativos ao tema do post e apresentando argumentos substantivos.