Monday, February 15, 2010

273) Hu Jintao conversa com Lula por telefone

Hu Jintao conversa com presidente brasileiro Lula por telefone
Renato Lu
China Radio Internacional, 11/02/2010

O presidente chinês, Hu Jintao, manteve hoje (11) uma conversa telefônica com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. Eles trocaram opiniões sobre as relações bilaterais e questões de interesse comum.

Durante o telefonema, Hu afirmou que as relações sino-brasileiras vêm se aprofundando nos últimos anos. Disse também que a cooperação bilateral no cenário mundial e a parceria estratégica entre a China e o Brasil correspondem aos interesses e à vontade da população.

O presidente chinês apontou que os membros do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) possuem semelhantes pontos de vista nas questões globais, com imensos potenciais para a cooperação.

Hu ressaltou que a China tem a mesma postura que o Brasil sobre vários temas, como mudança climática. Ele afirmou ainda que deseja reforçar as relações com o Brasil para proteger os interesses dos países em desenvolvimento.

Durante a conversa, Lula parabenizou o povo chinês pelo Festival da Primavera. Ele assinalou que o Brasil prioriza as relações com a China e almeja intensificar as cooperações com o país asiático nos setores de energia e infraestrutura aeronáutica. Lula manifestou a disposição de promover, junto com a China, as cooperações entre os membros do Bric, especialmente no combate ao aquecimento global.

Fonte: Departamento de Língua Portuguesa da Radio Internacional da China

No comments:

Post a Comment

Comments are useful, provided that they refer exactly to the subject of the post, and present some relevant argument.
Comentários são bem-vindos, desde que relativos ao tema do post e apresentando argumentos substantivos.