Estou relendo com maior atenção, embora já o conhecesse desde o início da década passada, este livro de meu colega e amigo fraterno, grande estudioso das "coisas" asiáticas, em especial da China:
Paulo Antônio Pereira Pinto:
A China e o Sudeste Asiático
(Porto Alegre: Ed. Universidade UFRGS, 2000, 154 p.; ISBN: 85-7025-571-3)
O autor, diplomata de carreira, serviu muitos anos na região asiática, em especial na Ásia-Pacífico, sucessivamente em Pequim, Kuala Lumpur, Cingapura e, provisoriamente, em Xangai e Jakarta. Quando este livro foi publicado, ele se encontrava servindo como diretor do Escritório Comercial do Brasil em Taipé, Taiwan. No período recente ele foi Cônsul Geral do Brasil em Mumbai e, atualmente, é o Embaixador do Brasil em Baku, no Azerbaijão. Em 1994, Paulo A. P. Pinto coordenou a primeira missão de prospecão acadêmica à China
O livro foi prefaciado pelo conhecido especialista brasileiro na região asiática Severino Cabral, direitor do programa China, Ásia-Pacífico, da Universidade Cândido Mendes, a quem tive a oportunidade de receber em Paris, em 1994, e juntos fomos visitar alguns especialistas franceses no mundo chinês, como François Godement, no IFRI (Institut Français des Relations Internationales). Ele lembra um dos primeiros diplomatas brasileiros a ter analisado a China, com um livro publicado em 1943: Labienne Salgado dos Santos, além do próprio sociólogo Gilberto Freyre, que desde sua estada na Columbia University, nos anos 1920, entrevia um itinerário comum entre a China e o Brasil.
O sumário do livro é o seguinte:
Introdução, 15
1. Aspectos políticos e culturais das relações da China com o Sudeste Asiático, 29
2. A força motora dos vínculos econômicos do Sudeste Asiático com a China, 39
3. Da Dinastia Ming à formação da República Popular. A China como fator de estabilidade no Sudeste Asiático, 53
4. A fundação da República Popular da China e o efeito desestabilizador no Sudeste Asiático, 65
5. Vietnã - caso excepcional de intervenção da China, 79
6. As relações preferenciais da China com Malásia e Cingapura, 91
7. As forças modernas de agregação e desagregação entre a China e o Sudeste Asiático, 103
Conclusão, 123
Anexo: Relações da China com a Indonésia, Filipinas e Tailândia, 137
Referências bibliográficas, 149
Trata-se, provavelmente, do primeiro, provavelmente único livro brasileiro sobre a região, escrito de uma perspectiva brasileira e por alguém que não apenas leu, visitou e se informou sobre a região, mas que viveu lá, conviveu com os nacionais e tratou das relações entre esses países e entre eles e o Brasil no plano real, diplomático, econômico e político, não apenas de um ponto de vista teórico.
Um grande obra, uma excelente leitura, que recomendo a todos.
Estou lendo este livro e estou achando sensacional
ReplyDeleteA leitura é muito interessante e prende o leitor
Muito bem escrito